Sorteio do livro Amor de Redenção escrito por Francine Rivers
Por literatura de ficção quero dizer histórias inventadas. Pode ser um livro de romance, fantástico, de ficção científica, ou até mesmo um que mostre o dia a dia de alguém comum. O importante para essa definição é que o livro não tenha compromisso com a realidade, embora às vezes a ficção se pareça muito com a vida real...

A literatura de ficção é muito importante para mim, por vários motivos. Mas, por enquanto, ainda não vou contar os meus. Primeiro eu quero saber de você! Comente aqui neste post e me responda: 

Por que a literatura de ficção é importante para você?

Sua resposta não precisa ser longa e inovadora, basta apenas ser sincera. :)


E se, por acaso, você quiser participar do sorteio de Amor de Redenção (Francine Rivers), preencha este formulário também. Para participar do sorteio precisa dos dois, ok? Comentário e formulário. Ah... também precisa ter um endereço de entrega no Brasil.

Cada participante pode se inscrever no formulário somente uma vez.


Amor de Redenção é maravilhoso, é um daqueles livros que podem marcar nossas vidas. Eu já publiquei uma resenha sobre ele aqui no blog. Vai lá ver!




***O resultado do sorteio foi divulgado no dia 2 de julho, aniversário do blog Sonhos e Suspiros.


41 Comentários

  1. Lá vai a minha resposta: meu tipo de literatura favorito é literatura fantástica e de ficção científica, e nesse contexto acredito que a ficção nos ajuda a ver o mundo em que vivemos com outros olhos, ao transplantar para uma outra realidade tudo o que vemos por aqui. Assim, ela põe em evidência coisas que de outro modo passariam despercebidas, por já estarmos acostumados a elas como são.

    Aproveito para parabenizar o blog antecipadamente por um ano de resenhas criativas! ;)

    ResponderExcluir
  2. A literatura de ficçao pra mim é importante pq me mostra diferentes mundos possiveis em um só mundo, ela tbm me atrai para os diferentes tipos de emoções de um mesmo personagem e me faz querer sempre ir para um lugar longinquo para que eu tbm possa viver aventuras rs ah e ela sempre me faz pensar e refletir o que levou o autor a escrever , "será uma crítica disfarçada ou um novo conceito ou ate msmo ou antigo conceito que na visao dele precisa voltar?" E desse jeito a ficçao me prende ate mesmo depois de terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  3. A literatura de ficção é importante pra mim porque me transporta pro lado do personagem. Me leva pra outros lugares, ares e épocas. Me ensina, através de situações que os próprios personagens aprendem (lições valiosas de conceitos muitas vezes esquecidos). Me transforma numa espectadora silenciosa. É importante porque ao mesmo tempo que mostra uma nova janela, ensina uma nova lição. E incrível!

    ResponderExcluir
  4. A literatura de ficção é importante para mim, porque ela me leva a diversos lugares. Lugares que muitas vezes me tiram da minha vida cotidiana, tão cheia de problemas. Os livros de ficção são para mim um refúgio com o qual, posso imaginar e ir para outro lugar, quando muitas vezes é insuportável ficar no ambiente em que estou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes sinto isso também. Depois de ler é menos difícil lidar com a realidade. Às vezes precisamos de um descanso mental.

      Excluir
  5. Literatura de ficção para mim é importante porque os personagens podem ser fictícios mas as situações, ainda que muitas vezes fantásticas, sempre trazem um quê de realidade, muitas vezes com lições para minha vida, outras com uma história suave e engraçada para me tirar do ritmo estressante em que me encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Adriana! Às vezes a gente aprende, às vezes a gente só "areja" a mente. Nas duas situações, é muito bom!!

      Excluir
  6. Por que a literatura de ficção é importante para você?
    R: Desde o princípio, o homem é apaixonado por histórias. Divertidas, românticas, marcantes... Eu acho que no fundo, todos queremos inspirar pessoas, e da mesma forma, queremos ser inspirados. E quando leio um livro de ficção, além da inspiração, quero ter o sentimento de que, ao terminar a leitura, terei agregado algo à minha vida. Essa é a importância da ficção pra mim, transmitir através de um personagem, a experiência, testemunho e aprendizado de milhares para outros milhares, e com uma história, inspirar milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ju! Queremos inspirar e sermos inspirados. Eu gosto de pensar que, ao ler, estou "ouvindo " algo muito interessante que o autor queria muito compartilhar. E assim aprendemos com as histórias dos autores.

      Obrigada por responder!

      Excluir
  7. Oi Dafne!
    Ai menina, que pergunta incrível! Sempre quis respondê-la! hahahaha
    Na minha opinião, a literatura de ficção é uma das artes mais incríveis do mundo, rs, tanto na parte escrita, quanto na emocional.
    Acho que, com histórias inventadas, do dia-a-dia, ou mesmo mais elaboradas, como as policiais, nos abre os olhos para novos mundos, para sairmos de nossos preconceitos, medos e inseguranças. Além de nos proporcionar mais conhecimento, aventura, alegria e muito aprendizado.
    Aprendemos e vivenciamos ao ler ficção sobre o amor, a importância do perdão, o grande mal que o ódio, a mágoa e as palavras não faladas nos causam na vida real... o tempo todo.
    Eu, por exemplo, aprendi muito lendo livros cristãos, pois, muitas coisas que eu não entendia ao ler a Bíblia, mas queria muito aprender e ser fiel, aprendi melhor lendo romances ficcionais que ensinavam através de exemplos e mesmo, explicações pedagógicas, sobre como todos aqueles princípios são importantíssimos e acontecem em nossa vida. A Fran Rivers mesmo nos ensina demais com seus livros, além de nos tocar, emocionar, aquecer e quebrantar nossos cores, né não? kkkk Amor de Redenção é um grande exemplo de ficção que nos enternece e ensina, além de é claro, também entreter.
    Ai desculpe o textão kkkkk adoro muito falar de livros, me empolguei! kkk
    Beijinhos. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana!! Aprendemos tanto, né?! Realmente é uma arte capaz de falar lá no fundo dos nossos corações!! É um presentão de Deus para comunicar e receber palavras que edificam!

      Que bom que gostou da pergunta!! Amei ler o "textão". Obrigada por participar!!

      Excluir
  8. Para mim, a literatura é importante pois nos transporta para um mundo totalmente diferente daquele que vivemos. Apaixonamo-nos por personagens e histórias. Isso é mágico.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dafne. Parabéns por mais um ano de blog. Sei que é difícil manter um blog constante, mas creio que Deus nos dá força e ânimo para continuar escrevendo. Sempre geramos frutos com os nossos textos, ainda que não o saibamos. Minha reposta:

    A ficção cristã tem sido de vital importância na minha vida. Justamente porque foi ela quem mais me impactou nos últimos anos. Livros de ficção trabalham com a mente e a imaginação do leitor. Eles fazem com que nos sintamos na pele do personagem. Fazem com que nos coloquemos no lugar de outra pessoa e vejamos com as diferentes personagens pensam e articulam suas ideias. No geral, a ficção me ajudou a me colocar nos lugar dos outros e a me sensibilizar mais com a dor alheia. Não consigo ficar muito tempo sem ler uma boa ficção cristã. Posso lhe recomendar um dos que mais me impactou espiritual. "O Resgatado" do autor John Bevere - Editora Edilan. Inclusive a Kelly do Blog Café e bons livros leu fez uma resenha muito positiva a respeito dele. Deus te abençoe. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno! É verdade, Deus nos ajuda a prosseguir! Também creio que ele.pode nos usar. Tenho orado por isso...

      Literatura é mesmo uma bênção!!

      Obrigada pela indicação!! E por participar do sorteio! E por sempre visitar o blog e comentar!!

      Excluir
  10. Oi Dafne parabéns pelo aniversário do blog, que Deus continue abençoando e inspirado você nessa obra! <3

    Essa pergunta é realmente difícil de responder rsrs... lá vai :)

    A leitura de ficção é importante para mim desde que meu pai me apresentou um livro quando era ainda criança. A história de uma borboleta que tinha um desvio na asa mas que era muito inteligente e conquistou seu lugar ao sol. (O caso da borboleta Atíria da série vaga-lume) Esse livro me marcou muito e me incentivou porque mesmo eu tendo os meus defeitos poderia realizar os meus sonhos. Foi aí que nasceu meu amor por livros. Acredito que as histórias de ficção funcionam como as parábolas contadas por Jesus, para ensinar, exortar, emocionar, nos fazer mudar de vida. E há aquelas impossíveis de acontecer no mundo real como Nárnia que mexem com nossa imaginação e nos faz voltar a ser criança. Ler livros fictícios podem nos transportar para outro mundo e até mesmo para dentro do nosso complexo eu.

    Bjs querida, estou curiosa para saber sua resposta tbm. :)

    @literaria.raposinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!!

      Que linda a sua história com os livros de ficção!♡

      Amei ler seu comentário!!

      Publiquei minha resposta no post de resultado do sorteio.

      Obrigada por participar!! Que Deus também te abençoe e te inspire nessa empreitada tão agradável que é compartilhar sobre leituras. 💕

      Excluir
  11. A literatura de ficção é importante para mim pois me faz ter várias sensações maravilhosas e necessarias! Me fez ter mais empatia e ter conhecimentos diversos que eu nem imaginava porder ter. Me tira da realidade, e essa é a melhor parte, pois eu viajo na minha mente por diferentes lugares, e imaginando tudo do meu jeito e tendo aquela vontade de fazer parte daquela história.
    A literatura é minha melhor companhia sempre! Minha melhor amiga!
    Cada hora com um gênero diferente para diferentes fases da vida! <3

    ResponderExcluir
  12. Por que a literatura de ficção é importante para mim?
    Eu lembro até hoje quando, aos 7 anos, ganhei uma coleção de livros infantis de dia das crianças. Eu lia e relia aqueles livros... e de lá pra cá meu amor por leitura só aumentou. Apesar de eu gostar bastante de ler livros científicos (da minha área, é claro rs), a literatura de ficção é meu grande amor! Vivo apaixonada por algum herói de algum livro...rs
    Não sei como alguém consegue viver sem ter o hábito de ler. Além de todas as sensações que a litura dos proporciona, ela nos ajuda nos mais variados momentos né? Eu nem me imagino mais em filas de bando, salas de espera, etc, sem um livrinho pra me ajudar a passar o tempo hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são tão preciosos, né? Também não me imagino mais sem um livro na bolsa (para pegar a qualquer momento em que eu estiver parada e sozinha).

      Gostei muito de ler seu comentário. Obrigada por participar!!

      Excluir
  13. Minha resposta é simples: porque me faz sonhar e fantasiar! Já fui princesa, bruxa, vampira, atriz, executiva, camponesa; pude ser o que nunca imaginei ser, passei por situações que julguei nunca passar, que me mudaram, me emocionaram e me fizeram repensar e respeitar pessoas e atos que eu julgava como errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura é um instrumento de transformação... 💕

      Obrigada por participar!!

      Excluir
  14. A literatura de ficção é importante pra mim por que consigo aprender e ensinar sem usar o comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abre tantas possibilidades, né?

      Obrigada por participar!!

      Excluir
  15. Para mim a literatura de ficção é importante, pois me permite um mundo de possibilidades, me proporciona a sensação de vivenciar realidades que jamais conheceria, me provoca emoções únicas e desafia minha capacidade de imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós realmente viajamos para lugares e situações incríveis, né?!


      Obrigada por participar!

      Excluir
  16. Aloha Dafne! Muito obrigada pelo convirte ;)

    Porque a literatura de ficção é importante pra mim?

    Acho que a pergunta deveria ser porque os livros são importantes para mim, rsrs. Amo ler, não importa se são mangás, ou até mesmo livro de receitas, então quando se trata de ficção é tudo aquilo que não é baseado em fatos reais ou que foi inventado por alguém, e foi assim que eu conheci vários livros maravilhosos, onde entrei em cada universo diferente e maravilhoso ao mesmo tempo. Livros de ficção nos fazem viajar sem sair do conforto do nosso lar, podemos ir desde a narnia até o séc. XVII e conhecer um pouco mais sobre cada dessas histórias e nos imaginar por lá! A imaginação é outra coisa que me agrada bastante nesse tipo de livro, pois se a escrita da autora for boa a história se torna ainda mais maravilhosa pois a nossa imaginação corre solta com tantos detalhes descritos.
    E é por isso que eu sou louca pelos livros, são uma fuga a qualquer hora do estresse do dia a dia e uma viagem a mundos desconhecidos!

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros são mesmo uma excelente companhia!

      Obrigada por participar!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Literatura de ficção é de máxima importância porque faz uma costura surpreendente de mundos e situações da nossa realidade com mundos e situações imaginários... é nessa arte de "coser as palavras" que vamos alçando voos mais altos, sublimes. Sim, porque a realidade por si só tem ares limitadores, fronteiras definidas... a ficção não. A ficção arranca as bordas da nossa imaginação e nos impulsiona para novos horizontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A literatura nos permite conhecer coisas que talvez nossa realidade talvez não permitiria.

      Obrigada por participar!

      Excluir
  20. O sorteio está finalizado. Agradeço a todos que participaram! Cada comentário interessante! Muito obrigada mesmo!

    Mas fique à vontade para comentar! Me conte por que a literatura de ficção é importante para você! :)

    ResponderExcluir
  21. Dafne, tive filho em junho e sumi do blog! Vi o link somente agora kkkkk! Parabéns pelo aniversário do blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caline! Parabéns pelo bebê! Que o Senhor abençoe você e sua família!!

      Excluir