Sem Medo de Viver - Max Lucado
Em certo sentido, o medo é importante: é uma proteção natural. Mas às vezes ele foge do controle... Você já sentiu um medo exagerado? Eu já.
 
Acredito que a maioria dos medos excessivos estão relacionados à violência. E isso não é à toa, pelo menos não aqui no Brasil. Eu senti esse tipo de medo.

Nesse momento de dificuldade, eu contei com a ajuda de um livro chamado Sem Medo de Viver para clarear meus pensamentos e me lembrar de algumas verdades. Esse livro fala sobre diversos tipos de medo: medo de não ser importante, de desafios, da violência, da morte, da falta de dinheiro, etc. Mas é uma leitura leve e encorajadora. Max conta muitas histórias, faz ponderações, compartilha momentos em que sentiu medo e nos lembra de que precisamos confiar em Deus. Afinal, não importa quanto medo eu sinta, não conseguirei controlar tudo o que acontece ao meu redor. Só Deus pode.


Nesses momentos de medo, eu também contei com a ajuda de um grande amigo (meu pai), que me acolheu, me ouviu, me aconselhou e orou comigo. Ele me ajudou a perceber que meus medos eram realmente exagerados e que eu não deveria acreditar nesses sentimentos, mas entregá-los a Deus. E, com o tempo, eles foram embora...

Nossas mentes são terras férteis, você precisa cuidar das sementinhas que são plantadas. Algumas podem ser cultivadas, outras devem ser descartadas! É como diz aquela frase célebre: "você não pode impedir que uma ave voe sobre sua cabeça, mas pode impedir que ela faça um ninho".
Enfim, gostei muito do livro e recomendo a leitura, principalmente se você está passando por momentos de medo e ansiedade. Não deixe que isso vire algo pior e que sua mente fique realmente doente.

Você já conhecia esse livro? Gosta do autor? Conta pra mim! Ah... Não sei exatamente o motivo, mas a Editora Thomas Nelson mudou o nome para Viva a Vida. A foto da capa permanece a mesma, veja só:


Título: Viva a Vida (antigo Sem Medo de Viver)
Autor: Max Lucado (americano)
Páginas: 216
Editora: Thomas Nelson






6 Comentários

  1. Adorei a resenha. Deu vontade agora de pegar esse livro emprestado na biblioteca da igreja e começar a lê-lo. 😀 Max é o Max né, sem comparação. Está para existir um livro dele que alguém não goste. Parabéns pelo blog e sucesso nessa aventura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Tem gente que tem preconceito com ele, mas acho que é porque nunca leu... hehe Já ouvi falar que ele escreve "feijão com arroz" bem feito. Ás vezes é tudo que precisamos ouvir...

      Excluir
  2. Oi Dafne,
    eu não conhecia o livro ainda, mas já quero!
    Eu também passei por um momento muito pesado, há alguns anos atrás, devido a muita ansiedade e veio um medo terrível junto.
    Foi difícil, só com orações mesmo consegui enfrentar e perceber que era coisa da minha cabeça, que não tinha tantos motivos assim para temer.
    Claro que já quero esse livro.
    Ainda sou ansiosa kkk tenho que plantar mais boas sementes - com livros - na minha cabeça, rs
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!! Que bom que você está melhor! O ser humano é mesmo muito delicado, precisamos muito do Senhor para nos ajudar em nossas lutas.

      Bons livros são mesmo eficazes em plantar boas sementinhas!! ^^ Até literatura de ficcção, né? Ainda quero fazer um post sobre isso: por que a literatura de ficção é tão preciosa!

      Super recomento a leitura. Li duas vezes: quando estava mal e depois de já ter melhorado um pouco.

      Beijinhos!! Obrigada pela visita, fiquei muito feliz!

      Excluir
  3. Dafne, querida, é bonito ver como você abre o seu coração ao escrever as resenhas. Sensibilidade e coragem para expor os sentimentos são duas coisas raras nesse mundo. Parabéns!
    Então, eu já li o livro "Graça" do Lucado. E depois comecei o livro cujo título trazia a palavra "gigante", mas acabei abandonando. Os livros dele me parecem pertencer igualmente aos gêneros cristão e motivação. Pela caráter mais motivacional e emocional creio que as obras do autor peçam um momento certo para serem lidas. Acho que esse é o momento certo para eu ler o "Viva a Vida"/"Sem Medo de Viver". Obrigada pela dica literária!
    Sucesso com o blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com os seus comentários! Me incentivam muito a continuar a escrever! ^^

      Não conheço esses dois livros que você citou. Na verdade eu só li um livro dele (Sem Medo de Viver). Mas quero conhecer mais o trabalho do Max, especialmente "Simplesmente como Jesus" e "Seis Horas de uma Sexta-feira". Eu tenho a impressão de que esses dois fogem da linha "motivacional".

      Estava falando hoje mesmo para uma amiga sobre essa questão de "auto-ajuda" (motivacional). De fato, esse tipo de livro tem o momento certo para ser lido. Caso contrário não fará muito sentido para o leitor. Mas é muito gostoso quando você precisa ouvir conselhos e os recebe de um livro bem escrito, onde o autor fala com você como se fosse um amigo. Especialmente quando esse autor te lembra do quanto você precisa de Deus – "você vai conseguir, mas não sozinho!"

      Boa leitura! Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos!

      Excluir