Imagem de Victoria Borodinova por Pixabay


Não sei se é porque o mundo ainda está meio parado por causa da pandemia de Covid-19, mas percebi que há cada vez mais leituras coletivas acontecendo por aí pela internet. Resolvi compartilhar aqui as mais legais que eu conheço:

 

Clube Ichthus

É um clube de assinatura de box literário (veja o site deles), mas você não precisa ser assinante para participar das leituras coletivas. Ou seja, é gratuito participar das discussões sobre os livros, que acontecem via grupo no Telegram (http://t.me/clubeichthus).

E olha só que slogan lindo: "O clube literário de quem lê de tudo, mas sempre com óculos cristãos". Amo essa ideia!

  • Leitura atual: O Evangelho Maltrapilho (Brennan Manning), termina dia 7/9/2020.
  • Próxima leitura: Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa), que vai começar em 14/9/2020.


Mais Uma Página

A Michelly, autora do blog Mais Uma Página, está fazendo uma leitura coletiva da trilogia O Senhor dos Anéis.  \o/

Essa leitura começou em 12/8/2020 e vai até 28/10/2020. Você encontra mais informações no blog dela, mas adianto que as interações acontecem via Instagram e canal do Youtube.


Ler Antes de Morrer

A Isa do canal do Youtube Ler Antes de Morrer está organizando leituras coletivas há alguns meses. Você pode acompanhar essas leituras pela playlist LEITURA COLETIVA.

  • Leitura atual: David Copperfield (Charles Dickens), termina dia 30/08/2020.
  • Próxima leitura: Capitães da Areia (Jorge Amado), que deve iniciar no começo do mês que vem.

 

Lendo Romance Cristão

Uma das organizadoras desse clube de leitura é a Rachel do @herdeiraliteraria_, que eu sigo há um bom tempo. Ela explicou como o clube funciona neste post no Instagram, informando que há "encontros semanais realizados de forma virtual em um grupo no WHATSAPP".



Eu já participei de um clube de leitura em grupo fechado do Whatsaap. Foi uma experiencia maravilhosa e jamais esquecerei!! Era um grupo pequeno de pessoas amigas, então as interações eram mesmo especiais.

A proposta desses clubes que eu compartilhei acima é diferente, pois são grupos abertos (embora tenham tamanho e alcance de público bem variados), mas creio que seja bem interessante. "Creio" porque, até o momento, ainda não participei de nenhuma dessas leituras. Mas pretendo fazer isso em breve. 

Esse formato é meio que "o melhor de dois mundos" porque você tem estímulo para ler determinada obra sem ter o compromisso de ir até o fim (caso a leitura não te agrade). Sem contar que você pode terminar a leitura depois do cronograma proposto e, mesmo assim, ver as discussões "voltando na timeline".

Você já fez alguma leitura coletiva? Está fazendo agora? Tem alguma indicação? Conta pra gente!


2 Comentários

  1. Oi Dafne,
    Então, acho que é a quarta vez que tento comentar aqui haha
    David Copperfield é meu livro da vida, espero que todos gostem tanto quanto eu gostei.
    Sou um fiasco em leituras coletivas, até nas que eu organizo haha
    Estou tentando acompanhar a Michelly no Senhor dos Anéis, mas estou bem atrasado
    Abraço!!

    https://hiattos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Um dia lerei esse calhamaço... parece mesmo muito bom!

      Excluir