Capa do livro O que não me contaram sobre casamento, escrito por Gary Chapman
Eu li esse livro de nome comprido antes de me casar. Li outros também, mas esse foi o que mais me marcou. Ele traz doze temas práticos sobre a vida conjugal, entre eles: amor romântico, vida financeira, organização do lar, vida sexual e espiritualidade. O autor tece conselhos que gostaria de ter ouvido antes de se casar, porque ele aprendeu a respeito dessas questões básicas na prática, a duras penas.

Quero destacar o capítulo "que o perdão não é um sentimento". Ao folhear recentemente o livro, não puder deixar de reler esse capítulo inteiro. Gary Chapman trata o assunto de uma forma realista e madura, veja alguns trechos:

"[...] o perdão não é um sentimento, mas uma decisão. É a decisão de oferecer graça em vez de exigir justiça." (página 64)

"[...] o perdão não desfaz nossas lembranças. Às vezes ouço as pessoas dizerem: 'Se você não esqueceu, não perdoou'. Essa afirmação não é verdadeira. [...] Às vezes, porém, as lembranças saltam do inconsciente para a mente consciente sem serem solicitadas. Isso geralmente acontece com lembranças doloridas. Mesmo depois que você escolheu perdoar o comportamento do outro e remover a barreira, a lembrança do evento pode saltar de volta para a mente consciente, e, com a lembrança, vem o sentimento de mágoa e talvez raiva. A lembrança não significa que você não perdoou. Significa simplesmente que você é humano e se lembra de uma experiência dolorosa." (páginas 65 e 66)

E como lidar com essa situação? O autor continua discorrendo sobre isso: devemos levar à Deus em oração.
Sumário do livro O que não me contaram sobre casamento
Sumário do livro O que não me contaram sobre casamento
O capítulo "que a satisfação sexual mútua não é automática" também é bem interessante.

"Se eu tivesse lido alguma coisa sobre o assunto, teria descoberto que a antiga Escritura hebraica estava certa ao sugerir que levaria um ano para que o casal recém-casado aprendesse como ter satisfação sexual mútua." (página 92)

Falando nisso... você conhece o programa Sem Tabus? Com certeza é um excelente lugar para aprender mais sobre sexo. Há entrevistas com diversos profissionais (psicólogos, médicos, fisioterapeutas, pastores, etc) que trazem uma visão cristã e realista sobre o assunto, de uma forma leve e agradável.

Esse livro é abrangente e prático, embora os temas sejam apresentados de forma resumida. Indico especialmente para quem está noivo, mas essa leitura pode ajudar até aqueles que já são casados.

Gary Chapman... talvez você esteja pensando que já ouviu esse nome antes. Ele também escreveu As Cinco Linguagens do Amor, um livro bastante conhecido e que parece ser muito bom.


Título original: Things I Wish I'd Known Before We got Married
Autor: Gary Chapman (americano)
Exemplar que li: O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber, Editora Mundo Cristão, 178 páginas
Categorias: não ficção, casamento, relacionamento, vida familiar, comunicação no casamento


4 Comentários

  1. Oi Dafne! Gostei da indicação, quero ler em algum momento as 5 linguagens do amor.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Amo os livros do Gary Chapman!
    Já li vários, mas meus preferidos são:
    As cinco linguagens do amor e
    Agora você está falando a minha linguagem (que, por incrível que pareça, não tem nada a ver com As cinco linguagens do amor).

    "O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber" eu não conhecia, mas pelo que você mostrou em sua resenha, dá pra perceber que é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Gostei muito do autor!

      "Agora você está falando a minha linguagem (que, por incrível que pareça, não tem nada a ver com As cinco linguagens do amor)."
      Imaginei que seria uma continuação de "As Cinco linguagens"...

      Eu gostei muito de "Como lidar com a sogra", que vai muito além do que o título sugere.

      Obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir