Pontuação... 💜
Ela dá vida às frases e garante que a mensagem chegará do jeitinho que você idealizou.
resenha do livro Só Vírgula
A vírgula é um dos sinais de pontuação que mais geram dúvidas na hora de escrever, e a grande culpada disso é a liberdade que ela dá ao escritor. Sim, porque há inúmeras situações em que a vírgula é facultativa: serve às intenções do autor em encharcar o texto com entonações e significados.

Essa é uma característica marcante desse livro: mostrar que a vírgula não se trata apenas de um conjunto de regrinhas a ser aplicado, mas de uma ferramenta que deve ser entendida para ser bem usada. E eu diria que o mesmo se aplica aos outros sinais de pontuação.
resenha do livro Só Vírgula
Mas, sim, há situações em que a utilização da vírgula é indiscutível. Creio que a autora faz um belo apanhado disso também.
resenha do livro Só Vírgula
Só Vírgula entrega o que promete: vinte lições de fácil entendimento para aprender a usar a vírgula, sendo que cada lição é acompanhada de exercícios bem práticos. Sem dúvida, é um livro altamente recomendável para quem quer escrever melhor.

Ainda me restam dúvidas, mas já percebi que preciso dominar a sintaxe para saná-las. Infelizmente essa é uma caminhada árdua e que vai demandar mais tempo. Aliás, só depois de adulta que entendi a importância daquelas aulas da escola sobre orações coordenadas e tudo mais... Ah se eu soubesse!
resenha do livro Só Vírgula
Você domina o uso da vírgula? Vê a importância da sintaxe? Entendeu essa importância na escola?

Título: Só Vírgula
Autora: Maria Tereza de Queiroz Piacentini
Páginas: 143
Editora: Edufscar


6 Comentários

  1. Hey, Dafne. ótima resenha essa, heim? Eu gosto muito de estudar português. Já estudei muito para concursos. Acho que já vi todas as regras para vírgulas que existem, mas depois de um tempo sem estudar, a gente acaba esquecendo mesmo. Principalmente os casos facultativos (que raiva deles!). rs Mas esse livro vai entrar na minha lista de compras. Gosto de livro assim: simples, de fácil compreensão e que ajudam a aprender com exemplos práticos. E esse é um tema muito útil para nós, resenhistas, não é mesmo? Será que essa palavra existe? rsrs

    Aliás, tenho gostado muito das suas resenhas. São objetivas, curtas, bem diagramadas e com conteúdo revelante para o leitor. É um dos poucos blogs que eu sigo acompanhando constantemente atualmente. Obrigado pela dica de livro e boa leitura com o tempo de dançar.

    Pelo Rei,
    Bruno Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Com o tempo esquecemos as regrinhas mesmo, temos que sempre consultar livros assim.

      "Resenhista" existe sim! rsrs
      A pontuação é mesmo muito importante para nós!

      Muito obrigada por comentar! Comentários assim me motivam muito a prosseguir!

      Excluir
  2. Ah, esqueci também de falar que uma das coisas de que mais gosto no meu blog são as fotos que você posta no interior do livro. gosto de ler uns trechinhos dele rs

    Pelo Rei,
    B.F.S.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a vírgula é importante, porque sua falta ou falha na localização dentro do texto pode ocasionar uma incompreensão do texto.

    ResponderExcluir