A arte e o cristão
Eu cresci ouvindo que "escutar música do mundo é pecado". Também me lembro de uma amiga me corrigindo quando eu disse que iria cantar uma determinada música cristã: "Não é música, é hino!", ela disse. Acho que minha amiga quis dizer que a palavra música é "baixa demais" para representar algo que continha palavras de louvor a Deus.
 
Eu acredito na sinceridade e boas intenções das pessoas que me disseram esse tipo de coisa, mas não posso ignorar a falta de discernimento delas e o prejuízo que esse tipo de postura traz. Quantas belas músicas eu deixei de ouvir por causa do sentimento de culpa!? Curiosamente, assisti a muitos filmes hollywoodianos nesse mesmo período, porque esse tipo de arte não era tão questionado assim.

Acho que o ponto é saber escolher músicas, filmes, livros (qualquer tipo de arte) que tragam elevação, beleza, reflexão, bons valores... E não afirmar que "só pode o que é gospel". Até porque tem muita coisa que leva o rótulo "gospel" e é... terrível, teologicamente e artisticamente falando. Ou seja, é importante ter uma visão analista e crítica a respeito de tudo o que chega até nós.
 
Mas a arte vai muito além de valores morais e coisas assim, sabe? Ela vai além de uma pretensa mensagem. Ela nos toca, toca nossos corações, e nos mostra coisas que muitas vezes a razão não consegue perceber sozinha.
 
O livro de Gênesis fala que fomos criados à imagem e semelhança de Deus... E a arte evidencia essa semelhança, pois temos a capacidade de criar e admirar (assim como Deus). Não se esqueça que, além de criar, Ele viu tudo o que fez "e viu que era bom"!

Ao mesmo tempo em que a arte nos lembra que somos imagem e semelhança de Deus, ela também nos molda. Admirar coisas belas nos torna mais parecidos com "o que fomos criados para ser".
 
E Deus sabe disso... da importância da arte. Por isso há flores tão belas, paisagens de tirar o fôlego. Por isso que a experiência de apreciar um belo pôr do sol chega a parecer transcendental.
 
E, logicamente, a arte feita por quem ama a Deus vai exalar os valores e o amor do Senhor, seja citando o nome dEle ou não. Ela simplesmente vai mostrar o que há em nossos corações (seja a arte que criamos ou a arte que decidimos consumir).

Embora também seja muito PRECIOSO (na verdade, acho que a palavra certa é NECESSÁRIO) cantar, falar e criar coisas que glorifiquem a Deus declaradamente, como acontece nas músicas que costumamos chamar de "louvor e adoração". Essas peças de arte são orações que continuam a ecoar através de quem as reproduz e admira. E vamos combinar que há momentos em que não temos as palavras certas para orar, mas sempre tem uma música que é a oração perfeita a se fazer. 
 
Então, POR FAVOR, dedique também um tempo e um considerável espaço em seu coração para ouvir e cantar músicas que louvem a Deus declaradamente. Pode ser que Deus não necessite ouvir seu louvor "com todas as letrinhas", mas, com certeza, nós precisamos adorá-Lo conscientemente, entregando a Ele o mais especial espaço em nossos corações. 
 
Mas não precisa ser com músicas "worship" não, tá!? Pode ser com rock, pagode ou seja lá qual tipo de música você goste. Algumas das minhas "músicas oração" preferidas são do Oficina G3, por exemplo.
 
Para terminar, quero compartilhar com vocês uma entrevista com o Rodolfo Abrantes que tem tudo a ver com isso:



E mais um super bonus track com o Zé Bruno:

 
Não se esqueça de deixar um comentário, please!


4 Comentários

  1. Oi Dafne!
    Não acredito que só agora estou conhecendo seu blog...
    ótimo texto, concordo totalmente com ele, às vezes mando uns vídeos para uns amigos com a legenda "Mais gospel que muito gospel" hehe
    Dentre as minhas favoritas está Bring me to Life, da Evanecense, se trocar o "Darling" por "Lord" dá pra cantar na igreja de boas hehe
    Já "orei" muito com Cura-me (tanto a da Oficina como a da Fernanda Brum) e tantas outras.
    E é bem verdade também que existe muita coisa "gospel" que só exalta o homem e coloca Deus no nível de um motoboy desesperado para fazer a entrega.
    Gosto muito dessa entrevista com o Zé Bruno, já vi várias vezes, a do Rodolfo ainda não tinha assistido.

    Abraço!!

    http://hiattos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudi!! Seja bem-vindo!
      Tive que rir com "motoboy desesperado para fazer a entrega." XD

      Obrigada pela visita e por comentar!

      Excluir
  2. Beatriz Felix Pinheiro17 de agosto de 2020 às 15:06

    Eu amei o post! Sábias palavras as suas! Infelizmente a religião às vezes presta o desserviço de dizer aos cristãos o que eles "podem" e o que "não podem" fazer, vestir e consumir, ao invés de educá-los para que sejam capazes de discernir o que é apropriado e o que vai contra os princípios e valores cristãos. O resultado disso é uma geração bitolada e que não sabe porque acredita no que acredita.
    Parabéns pelo post, Dafne! Colocar temas como esse em discussão é o primeiro passo para a construção de uma fé inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!

      É importante conversar sobre essas coisas, né!? Sei que muitas ideias erradas são "passadas para frente" na boa fé e por ignorância.... e por isso mesmo precisamos conversar.

      Obrigada pela visita e por comentar! Bjs!

      Excluir