livro Razão e Sentimento escrito por Jane Austen
Eu li Razão e Sensibilidade, uma ficção de época sobre dois importantes extremos da natureza humana, a razão e a sensibilidade.


Autora e obra
Jane Austen é uma das principais escritoras inglesas de todos os tempos, ela viveu entre 1775 e 1817. Nascida em Steventon, Hampshire, filha de um pároco anglicano, sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade) foi o primeiro romance publicado pela autora, em 1811, seguido de sua obra-prima Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), em 1813, e muitos outros.
livro Razão e Sentimento escrito por Jane Austen

Enredo
Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland Park ao seu filho do primeiro casamento. Elas mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da mãe viúva, deixando para trás toda a rotina de vida confortável conhecida até ali. Elinor (a filha mais velha) e Marianne são as personagens principais, que vivem no decorrer do romance, entre altos e baixos, os dramas da juventude. Elinor veio de Norland com o coração comprometido com o jovem Edward e Marianne, logo que chega ao novo lar, parece encontrar um príncipe (des)encantado. A partir disso, acompanhamos os acontecimentos na vida dessas jovens rumo ao final feliz e, entre pontos e vírgulas, a crítica de Jane Austen àquela sociedade.

Dependendo das circunstâncias e do momento, uma qualificação pode ser levada muito acima de seu real valor; muitas vezes, ao contrário, pode ser rebaixada pela tendência a se considerar que nascer em berço de ouro é mais importante do que ter bom caráter. (pg. 206)


lombada do livro Razão e Sentimento escrito por Jane Austen

Impressões


A obra é excelente, a crítica à sociedade inglesa foi construída sob o conhecido humor irônico da autora, uma das características que mais gosto nos livros dela. Jane Austen viveu no século XIX, portanto descreve como ninguém — as casas, os costumes, as pessoas, a hipocrisia da época... — entre vestidos pomposos e carruagens, ela consegue nos dizer muito além das palavras. Outros pontos de destaque são as variações de rotinas das personagens: a história começa em Sussex, passa por Devonshire, por Londres e volta para Sussex, ampliando os contextos contidianos. A exposição da personalidade tomada pela razão e/ ou pela sensibilidade também é muito bem feita, não só com Elinor (que representa a razão) e Marianne (que representa a sensibilidade), mas com outros personagens, como a mãe das moças e Willoughby. E por fim posso citar o amadurecimento de Marianne. Em alguns momentos podem parecer até extremas as reações da personagem e, para alguns, arrastado para ler; porém, pensando um pouco em qual pode ter sido o objetivo da autora, talvez querer demonstrar aonde a personalidade ultrassensível pode levar uma pessoa.

Contudo acho que o livro pode não agradar alguns leitores, principalmente se os mesmos se aventurarem a compará-lo com Orgulho e Preconceito. Penso que a comparação é inevitável para quem já leu os dois, porém não necessária, para que não se cometa injustiça. Razão e Sensibilidade não é genial ou incrível como aquele, mas tem o seu valor literário garantido tanto quanto, por outras razões que já foram expostas, e com certeza muitas mais. Minha única crítica negativa seja talvez ao desfecho de Marianne (quem já leu vai compreender), pareceu-me fugir da regra da autora de finais felizes.

É o terceiro livro que leio da autora e continuo encantada pela sua escrita. Recomendo muito para todos! Acredite, não é por acaso que a obra de Jane Austen ainda é lida após 200 anos das primeiras publicações, vale a pena conferir.



Título original: Sense and Sensibility
Primeira publicação: 1811
Autora: Jane Austen (inglesa)
Exemplar lido: Razão e Sensibilidade, Editora Nova Cultura, 2003, 366 páginas
Exemplar fotografado: Razão e Sentimento, Editora Nova Fronteira, 4 ed., tradução de Ivo Barroso, 268 páginas
Categorias: ficção, literatura inglesa, romance
Fotos: Dafne Antunes


Texto escrito por Kelly Oliveira e publicado originalmente em 1º/7/2016: https://cafeebonslivros.com/2016/07/01/resenha-livro-razao-e-sensibilidade-de-jane-austen/
 


3 Comentários

  1. Oi, Kelly!

    Gostei da leitura de Razão e Sentimento (li esse livrinho das fotos!); embora eu estou com as expectativas nas alturas com a Jane Austen desde que li Orgulho e Preconceito, então parece que não atingi essas expectativas. Foi muito bom conhecer suas impressões. Acho que preciso ler Razão e Sentimento novamente para poder apreciá-lo direito... quem sabe um dia. Gostaria de ler outras obras dela antes.

    Ah... no começo estranhei o nome "Razão e Sentimento" em vez de "Razão e Sensibilidade", mas encontrei um vídeo onde o Ivo Barroso conta o motivo de sua escolha de tradução, e ele me ganhou!

    Se quiser ver, o vídeo é esse:
    https://www.youtube.com/watch?v=PPX3XFg1sC4


    É muito bom ter você por aqui!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dafne
    Deve ser um ótimo livro. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, sim! ^^
      Mas o meu livro preferido da autora é Orgulho e Preconceito.

      Obrigada pela visita!

      Excluir